- Comentar
A ministra da Ciência e Inovação de Espanha, Diana Morant, considera que a vacina espanhola contra a Covid-19, desenvolvida pela farmacêutica Hipra, poderá ser comercializada no início de 2022 se os testes clínicos forem bem-sucedidos.
"A vacina da Hipra, que neste momento é a mais avançada, responde bem a todas as variantes e, além disso, pode ser mantida à temperatura de um frigorífico [doméstico], o que facilita muito a logística", referiu a ministra numa entrevista ao 'El periódico', publicada este domingo.
Na passada sexta-feira a farmacêutica anunciou o início dos testes em humanos da sua vacina contra o coronavírus.
Diana Morant sublinhou que Espanha já investiu mais de 100 milhões de euros de dinheiro público em investigação sobre a Covid-19, tendo apoiado mais de 200 linhas de investigação e 100 projetos de formação industrial.
A ministra disse ainda que o Governo está a trabalhar "para reunir o máximo consenso possível" para que a lei da ciência avance, destacando que Espanha está abaixo dos limites europeus tanto em número de cientistas, como ao nível dos salários.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
"Vamos reforçar tanto economicamente, como em recursos as infraestruturas e os centros de investigação. Tudo isso será feito através de instrumentos que deem estabilidade às carreiras científicas", destacou.

Leia também:
Mais dez mortes e 1782 casos de Covid em Portugal. Internamentos aumentam
LEIA TUDO SOBRE A PANDEMIA DE COVID-19