- Comentar
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou esta quarta-feira a criação de um "novo banco europeu" para fomentar investimentos em projetos de hidrogénio na União Europeia (UE), orçado em três mil milhões de euros.
Relacionados
Von der Leyen propõe limite às receitas das empresas que produzem eletricidade a baixo custo
Banco europeu de hidrogénio? Decisões imponderadas podem originar "asneiras", alerta Zero
Bruxelas quer "dissociar a influência dominante do gás" no preço da luz
"Hoje anuncio que criámos um novo banco europeu de hidrogénio. Isto ajudará a garantir o fornecimento de hidrogénio utilizando dinheiro do Fundo de Inovação, [no âmbito do qual] será possível investir três mil milhões de euros para ajudar a construir um futuro mercado de hidrogénio", declarou Ursula von der Leyen.
Ouça aqui a reportagem de João Francisco Guerreiro, enviado especial da TSF a Estrasburgo
Intervindo no seu terceiro discurso sobre o Estado da União, na sessão plenária do Parlamento Europeu, na cidade francesa de Estrasburgo, a líder do executivo comunitário argumentou que "o hidrogénio pode mudar completamente a inovação na Europa", razão pela qual é necessário "passar de um mercado de nicho para um mercado de massas para o hidrogénio".
"Com o [pacote energético] Repower redobrámos os nossos objetivos e queremos produzir 10 milhões de toneladas de hidrogénio renovável até 2030, [pelo que], para o conseguirmos, precisamos de criar um novo mercado de hidrogénio para preencher a lacuna de investimento e para corresponder à oferta e procura para o futuro", vincou Ursula von der Leyen, justificando este novo banco de hidrogénio, com verbas do Fundo de Inovação.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
"É assim que vamos construir a economia do futuro, este é o Pacto Ecológico Verde", adiantou.