Cultura em alerta

"A Opinião" de Álvaro Covões, na Manhã TSF.

Esta semana foram publicados os números de visitantes dos principais museus e monumentos nacionais, relativamente ao ano de 2018, que nos mostram uma quebra de 7,8%, quase 400 mil visitantes a menos em relação ao ano anterior de 2017.

É urgente tomar medidas concretas para trazer de novo os portugueses para a cultura. Os portugueses têm de voltar aos museus, os portugueses têm de revisitar os seus monumentos, os portugueses têm de ler mais livros, os portugueses têm de ir a mais espetáculos. É fundamental.

Lisboa, por exemplo, em 2019, vai ver inaugurados 38 novos hotéis, zero museus, zero galerias de exposições temporárias e zero teatros. Algo tem de ser feito - um trabalho que deve ser feito entre o setor público e o setor privado para invertermos esta tendência e tornarmos Portugal um país com mais e melhor acesso à cultura.

É urgente que, assim, entidades privadas e entidades públicas se sentem à mesa e definam políticas conjuntas para melhorar estes índices.

Programas como o Recria, virados para a cultura, são uma das soluções. Projetos conjuntos público-privados são outras soluções. E muito mais temos de fazer para atrair de novo todos para aquilo que mais nos enriquece, que é a cultura.

Continuar a ler

Patrocinado

Apoio de

Patrocinado

Apoio de

Patrocinado

Apoio de