Muita audiência, pouca abstenção?

3,3 milhões de espectadores viram o debate televisivo entre António Costa e Rui Rio, o que o torna o debate mais visto da televisão portuguesa, desde que há medição de audiências. Em 2019, num duelo Costa e Rio foram 2,7 milhões os cidadãos que assistiram.

Os portugueses, afinal, interessam-se por política! Espera-se que este recorde seja um bom presságio em relação à redução da abstenção a 30 de janeiro. A trapalhada e atraso em redor da organização do voto antecipado não vai ajudar, mas os portugueses são chamados às urnas e devem comparecer.

Durante a próxima quinzena desenrola-se a campanha eleitoral oficial, ainda que tenhamos todos ficado com a sensação de que já aconteceu ao longo de quase três dezenas de encontros frente a frente nos ecrãs televisivos. E para a semana faltam os dois encontros com todos os líderes das forças políticas candidatas às eleições legislativas na RTP e, por último, o debate nas rádios, no qual a TSF está envolvida.

Nos duelos a que assistimos até aqui esgrimiram-se argumentos, estratégicas e apontaram-se caminhos para Portugal no pós-2022.

De uma coisa os portugueses têm hoje a certeza: é necessário um governo estável e durável. A hipótese de o país ser gerido com executivos provisórios ou ter eleições de dois em dois anos só atrasaria ainda mais a recuperação económica e social pós-pandémica.

Os debates não conseguiram esclarecer completamente os eleitores acerca das soluções possíveis de governabilidade, que poderão trazer a tão desejada estabilidade.

Se no debate de quinta-feira, entre PS e PSD, António Costa disse estar disposto a negociar caso a caso e deixou aberta a porta ao PAN, não ouvimos o candidato do PS dizer se apoiará um governo minoritário do PSD, caso venha a ser o partido de Rui Rio e uma maioria de direita a formar um novo executivo. António Costa afirmou apenas que se demitirá se perder as eleições. Aguardemos então pelo dia 30. E, já sabe, vá votar.

LEIA AQUI TUDO SOBRE AS ELEIÇÕES LEGISLATIVAS

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de