PSD acusa PS de tentar travar tradição de eleição do presidente da AR

O líder parlamentar do PSD lembra que a tradição é eleger como presidente da Assembleia da República o candidato proposto pelo partido mais votado.

"Não há nenhuma altura na nossa história democrática em que não tenha sido esse partido a propor e fazer aprovar o presidente da Assembleia da República. É mais uma das boas tradições da nossa democracia que o PS quer travar e inverter", declarou Luís Montenegro numa alusão à decisão da direção dos socialistas de propor a candidatura de Ferro Rodrigues ao cargo de presidente da Assembleia da República.

Luís Montenegro diz que caso Fernando Negrão não seja eleito presidente da AR é mais uma tradição que o PS quer travar

00:0000:00

Quanto a Fernando Negrão, candidato proposto pelo PSD para presidente da Assembleia da República, Luís Montenegro apontou-o como "um exemplo vivo e reconhecido por todas as bancadas da capacidade de um deputado de poder exercer uma função de liderança e organização dos trabalhos com isenção, com imparcialidade, com um conhecimento jurídico-constitucional apurado, com sentido de responsabilidade".

Segundo o líder parlamentar do PSD, "isso foi dito por todos os partidos políticos" a propósito do desempenho de Fernando Negrão na presidência da Comissão de Assuntos Constitucional e de comissões de inquérito. Comparando Fernando Negrão com Ferro Rodrigues, Luís Montenegro considerou que o social-democrata é "claramente a pessoa com melhores condições para exercer o cargo".

Fernando Negrão, em declarações registadas pela SIC Notícias, diz que é preciso manter a tradição e acredita que vai ser eleito

00:0000:00

"Nós entendemos que a nossa candidatura é, do ponto de vista político e pessoal, muito forte, e espero sinceramente que os deputados da Assembleia da República em 2015 não deixem de fazer a opção que sempre fizeram desde o 25 de Abril, que foi dar a oportunidade ao maior partido de ter o presidente da Assembleia da República", concluiu.

Do lado do PS, Ferro Rodrigues, o candidato apresentado pelo PS e que deve merecer o apoio da esquerda parlamentar, manifesta confiança na eleição. Ferro Rodrigues sublinha que não se trata de "uma corrida de bicicletas" e diz-se confiante apesar da candidatura do social democrata Fernando Negrão que considera fazer parte do "jogo democrático".

Ferro Rodrigues, o candidato proposto pelo PS, mostra-se confiante na eleição

00:0000:00

Nos últimos 20 anos, tem havido apenas um candidato ao cargo de presidente da Assembleia da República, proposto pelo partido mais votado nas legislativas, e que tem sido sempre eleito à primeira volta - com exceção de Fernando Nobre, proposto pelo PSD em 2011, que falhou por duas vezes a eleição, dando lugar à candidatura de Assunção Esteves.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de