Adriano Moreira: "Marcelo está a mudar o perfil do Presidente. E o povo entende"

O conselheiro de Estado mostra-se cético quanto à evolução da Europa - e também do país, ainda preso a dilemas orçamentais. Falta estratégia, diz. Costa está a tentar mudar. E Marcelo a conseguir.

"Mesmo perante uma circunstância nova [um Governo de esquerda comandado pelo segundo partido]", Marcelo Rebelo de Sousa "está a redefinir a posição do Presidente da República". Adriano Moreira, conselheiro de Estado anota que "é uma mudança difícil, numa conjuntura muito difícil". Mas acredita que "até agora está a resultar. E o povo está a entender isso."

O maior ceticismo do professor universitário, ex-líder do CDS, está relacionado com o rumo da Europa. " Orçamentalista", acusa, e "sem sentido estratégico". Num impasse, à espera de um referendo no Reino Unido que pode trazer "mais separatismos" noutros países europeus, e sem saber reagir ao reposicionamento da Rússia ou a problemas como o levantado pela crise dos refugiados.

O Governo português, esse, "claramente quer mudar a página. Mas o mais difícil é mudar a Europa", diz o conselheiro de Estado, sem querer responder se ficou mais descrente depois de ouvir Mário Draghi no órgão de aconselhamento do Presidente. "É uma batalha muito difícil. Mas o que posso desejar como português é que se consiga modificar o movimento que a Europa tem seguido - e que se afasta das ideias dos grandes europeístas a seguir à guerra."

Uma entrevista para ouvir aqui, na íntegra.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de