António Costa admite que faltam meios para combate à corrupção

Num balanço de três anos de Governo, o primeiro-ministro apela a "uma consciência mais alargada" no combate à corrupção.

António Costa admitiu que faltam meios de combate à corrupção e uma "consciência mais alargada" do fenómeno. Foi um dos temas abordados na sessão de perguntas destinada a assinalar três anos de Governo, que decorreu na Universidade do Minho, em Braga.

A pergunta foi lançada por uma ex-aluna que fez o reparo à pouca atenção dada ao combate à corrupção no programa e na ação do Executivo. António Costa concordou que esta é uma "prioridade central" numa democracia, mas não um problema que se resolva com mais leis.

"O que falta em Portugal são sobretudo meios e uma consciência cada vez mais alargada reativamente ao fenómeno da corrupção", assumiu o primeiro-ministro.

Contudo, ressalvou, as autoridades policiais e judiciárias "dispõem hoje de meios de que não dispunham".

O descongelamento de carreiras na Função Pública foi outro dos temas discutidos. Uma aluna questionou a justiça sobre a proposta do Governo para o caso dos professores, que exigem a contagem integral do tempo de serviço.

António Costa respondeu que o Governo nunca assumiu o compromisso de "recompor a História", reiterando que não haverá exceções para os docentes:

"Para todas as carreiras, inclusive para os professores, assumimos o compromisso de descongelas. Nunca assumimos o compromisso de recompor a História, nem para os professores, nem para as outras carreiras.

Foi o primeiro-ministro quem assumiu todo o protagonismo nesta sessão de perguntas ao Governo, que durou perto de duas horas, a que só faltaram os ministros da Economia, da Cultura e do Mar.

Para Mário Centeno não houve perguntas. Já os desequilíbrios sociais na sociedade portuguesa, como a precariedade laboral, a sustentabilidade da segurança social, os problemas na saúde e questões de defesa nacional foram as principais preocupações manifestadas pelos cidadãos.

Patrocinado

Apoio de

Patrocinado

Apoio de

Outros Artigos Recomendados