O presidente da Assembleia da República vai ser submetido, nos próximos dias, a uma intervenção cirúrgica, pelo menos, a um pulmão. Jorge Lacão substitui Ferro Rodrigues.
Corpo do artigo
A notícia foi comunicada às lideranças das bancadas durante a tarde e divulgada num curto comunicado à imprensa.
"O presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, será submetido nos próximos dias a uma intervenção cirúrgica a um pulmão, havendo a possibilidade de uma posterior intervenção no outro pulmão, em função da avaliação clínica", pode ler-se na nota do gabinete.
Até ao dia 29 de março, Eduardo Ferro Rodrigues será substituído por Jorge Lacão, vice-presidente eleito pelo PS, grupo parlamentar a que pertence.
"Em caso de necessidade, a substituição do presidente da Assembleia da República poderá ser prorrogada", de acordo com o comunicado.
Ferro Rodrigues foi eleito para o cargo de presidente do Parlamento, segunda figura do Estado, em outubro de 2015, com 120 votos, contra 108 do outro candidato, o social-democrata Fernando Negrão.
No primeiro discurso após a eleição, e no início de uma legislatura que considerou que vai ser "muito exigente", Ferro Rodrigues lembrou que "a Democracia é um regime de separação de poderes" e exigiu respeito pelo Parlamento.