Em conferência de imprensa, Nuno Melo desfez as dúvidas: não vai ser candidato a líder do partido. Justifica-se com "as circunstâncias". Disse e repetiu: "sou eurodeputado". Assunção Cristas marcou para as 20:00 uma declaração à imprensa, devendo anunciar a candidatura à liderança.
Corpo do artigo
Nuno Melo dedicou as primeiras palavras a todos os que lhe manifestaram apoio. Recordou o percurso no CDS e sublinhou que vontade para ser candidato não lhe falta. Mas afastou uma candidatura dizendo que tem "capacidade para ler as circunstâncias", rematando "sou eurodeputado".
O eurodeputado acabaria por falar de Assunção Cristas, que deverá anunciar ainda esta quinta-feira a candidatura à liderança do partido. "O nome de Assunção Cristas é incontornável". Para Nuno Melo, a antiga ministra da Agricultura marcará a diferença em relação à liderança de Paulo Portas.
"Devo dizer que nunca tive a Dra. Assunção Cristas como adversária, mas sim por aquilo que ela é. Foi uma excelente ministra. É reconhecida pelo seu trabalho e apreciada no país. Sendo mulher, não é que isso seja fator, mas é uma circunstância, marcará uma diferença em relação à liderança de Paulo Portas que eu nunca conseguiria. E o CDS precisa que essa diferença seja assinalada", afirmou esta quinta-feira Nuno Melo, em conferência de imprensa, no Largo do Caldas.
O eurodeputado conclui as declarações aos jornalistas sublinhando que a decisão foi difícil mas consolidada. Acredita que muitos ficarão desiludidos mas está certo de que o que fez foi para que o CDS possa crescer.
Quem também já se pronunciou foi Telmo Correia. O deputado centrista defende que depois do anúncio de Nuno Melo, a aposta mais forte para a liderança do CDS é Assunção Cristas.
A ex-ministra da Agricultura agendou para as 20:00 desta 5ª feira uma declaração à imprensa, na sede do partido, na qual deverá anunciar a candidatura à liderança do CDS.
O congresso que irá decidir quem será o sucessor de Paulo Portas está marcado para o fim de semana de 12 e 13 de março.
* Notícia atualizada às 16:08, com indicação da hora da declaração de Assunção Cristas.