Em causa está a intenção do governo de arrendar à força terrenos abandonados e limitar a plantação do eucalipto. PS confiante de que propostas vão ser aprovadas. Tema esteve em debate no Fórum TSF.
Corpo do artigo
Nuno Serra, vice-presidente da bancada do PSD, recorda que já existe na lei um mecanismo criado pelo anterior governo - a bolsa de terras - que aceita terras dos proprietários e que os coloca no mercado.
O deputado social-democrata, em desacordo com as propostas do governo, diz que o partido prefere uma aposta na sensibilização dos proprietários para a necessidade de limpar e tratar os terrenos. Ainda assim, Nuno Serra também admite uma aumento dos castigos para quem não cumpre a lei.
TSF\audio\2017\06\noticias\29\nuno_serra_1_psd_reforma_agraria
Quanto à ideia do governo de limitar a plantação de eucaliptos, Nuno Serra, sublinha que o eucalipto não pode ser usado como o bode expiatório e pergunta ao Governo que alternativas apresenta a quem tem como fonte de rendimento os eucaliptos.
TSF\audio\2017\06\noticias\29\nuno_serra_2_alternantivas
Também o CDS está contra as propostas. Ouvida no Fórum TSF, a deputada Patrícia Fonseca perguntou pelo estudo cientifico que sustenta a decisão do governo de limitar a plantação do eucalipto.
TSF\audio\2017\06\noticias\29\patricia_fonseca_cds_o_estudo
Pelo PCP, João Ramos expressa grande preocupação com qualquer possibilidade do Estado tomar posse de pequenas propriedades. O partido também não concorda com a ideia de travar a plantação de eucaliptos.
TSF\audio\2017\06\noticias\29\joao_ramos_pcp
Pelo PS; e apesar de não haver consenso sobre as propostas do Governo para a reforma da floresta, a deputada Júlia Rodrigues está confiante que vão ser aprovadas na comissão parlamentar que discute esta reforma.
TSF\audio\2017\06\noticias\29\julia_rodrigues_ps