Acordo à esquerda e programa de governo nos mesmos dias

O acordo à esquerda será apresentado no Parlamento a 9 e 10 de Novembro, os mesmos dias para os quais está agendada a discussão do programa do novo governo.

Carlos César diz que o acordo à esquerda "ficará associado" ao debate do programa de governo apresentado por PSD e CDS-PP, na Assembleia da República, nos dias 9 e 10 de novembro. O líder parlamentar socialista garante que o acordo será "transparente" e de "legislatura".

Carlos César fala num acordo transparente e de legislatura

00:0000:00

"Dias 9 e 10 nós demonstraremos que, não sendo esta a alternativa de governo que nós desejamos para o país, há outra mais sólida, mais coerente, estável e duradoura", disse Carlos César no final da reunião do grupo parlamentar socialista.

Questionado pelos jornalistas, que insistiram se as datas enunciadas pelo líder da bancada do PS seriam as datas de apresentação do acordo com PCP, BE e "Os Verdes", Carlos César afirmou: "Esse acordo ficará associado ao debate do programa de governo que será apresentado".

No final da primeira reunião após ter sido eleito presidente do grupo parlamentar do PS, Carlos César voltou a falar da discussão do programa de governo apresentado pela coligação PSD/CDS-PP como um "tempo desnecessário", sublinhando que o PS que tem "condições de apressar a constituição de um novo governo e de dar um destino e estabilidade ao país".

Carlos César garante que o país não ficará sem alternativa

00:0000:00

O presidente do PS garantiu ainda que os socialistas só inviabilizam a constituição de um governo que seja liderado pela coligação caso exista "uma alternativa sólida e consolidada de governo", e acrescenta: "Não deixamos o país sem governo".

Reagindo às palavras de Cavaco Silva que, esta quarta-feira, em Itália, disse não estar arrependido "nem de uma única linha" do que disse sobre a nomeação do governo", Carlos César reafirmou que o PS está "em condições de reiterar que a alternativa existe, que o país terá governo e que a vontade do parlamento é sempre respeitada, como em qualquer democracia".

Carlos César eleito líder da bancada do PS

Carlos César foi esta manhã eleito para liderar o grupo parlamentar do PS na nova legislatura. 71 deputados votaram a favor. Houve 5 votos contra e 9 brancos.

Carlos César sucede a Ferro Rodrigues, tendo recolhido 83,5 por cento dos votos dos 85 deputados que votaram na eleição de hoje.

O novo presidente do grupo parlamentar socialista escolheu para vices Ana Catarina Mendes e Pedro Nuno Santos, os únicos que já faziam parte da direcção da bancada na legislatura anterior.

A lista de vice-presidentes inclui ainda João Galamba e Fernando Rocha Andrade (ambos do Secretariado Nacional do PS), Lara Martinho (Açores), Carlos Pereira (Madeira), Pedro Delgado Alves, José Apolinário, Susana Amador, José Luís Carneiro, Helena Freitas e Ana Paula Vitorino.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de