CGD. Bloco defende que "Governo já devia ter revelado contas da recapitalização"

O Bloco de Esquerda mantém posição contra comissão parlamentar de inquérito e defendeu esta manhã, no Fórum TSF, que o primeiro-ministro deve tornar públicas algumas contas.

"Acho que o Governo já deveria ter apresentado as contas que justificam as necessidades de recapitalização. Não me parece que haja algo a esconder aí, portanto acho que temos de exigir essa transparência", afirmou Mariana Mortágua.

Apesar de estar contra a comissão de inquérito proposta pelo PSD e CDS-PP, a deputada do Bloco de Esquerda (BE), defende que "é preciso perceber as operações que aconteceram, sobretudo antes de 2012, o que é que há na Caixa, naqueles empréstimos, que provavelmente não são uma maioria, mas que devem ser escrutinados."

Mariana Mortágua do BE pede mais esclarecimentos do Governo

00:0000:00

Também no Fórum TSF, o PSD insistiu na necessidade de transparência por parte do Governo. O deputado António Leitão Amaro insiste que o executivo de António Costa tem de dar esclarecimentos sobre os planos que tem para o banco público.

António Leitão Amaro do PSD diz que "é uma função essencial, obrigatória e natural do parlamento a de fiscalização, interpelar o Governo e pedir esclarecimentos"

00:0000:00

Na resposta, o PS acusa os sociais-democratas de irresponsabilidade neste processo. O deputado João Galamba sublinha que as comissões de inquérito não podem servir para pressionar o Governo.

João Galamba do PS diz que o PSD está desorientado sobre as reais funções de uma comissão parlamentar de inquérito

00:0000:00

Ao lado do PS, o PCP defende que a comissão de inquérito à Caixa pode prejudicar o processo de recapitalização do banco. Miguel Tiago considera que a comissão é ridícula, uma vez que as comissões não servem para apurar factos que ainda não aconteceram.

Miguel Tiago do PCP concorda com o PS

00:0000:00

.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de