Eutanásia: Montenegro acusa Rio de "fazer pressão direta sobre deputados do PSD"

Luís Montenegro diz que o líder do PSD lidou com a questão da eutanásia de forma "desajeitada e desastrada".

Luís Montenegro acusa Rui Rio de pressionar os deputados do PSD na votação desta terça-feira sobre a despenalização da morte assistida.

O líder do PSD "acusou não sei exatamente quem de estar a pressionar os deputados do PSD, com isso estando ele próprio a fazer uma pressão direta sobre os seus deputados para seguirem a posição dele", condenou.

No programa da TSF "Almoços Grátis", Luís Montenegro diz que "ficou calado" até à votação na Assembleia da República, mas quer agora "expressar "indignação com a forma desajeitada, desastrada, como o líder do PSD enfrentou o debate nos últimos dias".

O social-democrata ressalva que as críticas não têm nada a ver com a posição de Rui Rio a favor da eutanásia,"que é conhecida, fundamentada, respeitável", mas sim com a sua opinião desfavorável à votação nominal.

"Ouvir Rui Rio dizer que estava a fazer um enorme esforço para não impor a disciplina de voto é para a nossa história um atentado", lamenta.

"Não sou a oposição interna a Rui Rio", assegura Montenegro. O elogio, conta, vai para o grupo parlamentar: "Frenando Negrão fez uma exposição brilhante em contraponto com Rui Rio", considera.

Luís Montenegro aplaudiu ainda a "serenidade" do debate, um dia de trabalho parlamentar que pode deixar o país "satisfeito", mas defende que a eutanásia deve ser alvo de referendo.

Esta é uma escolha individual da consciência de cada um, pelo que uma consulta pública é a melhor maneira de salvaguardar a decisão de "consciência de um povo inteiro", defende.

Também para Carlos César, o líder do PSD "tem tido uma gestão errática e pouco esclarecida."

"Temos aqui uma nova fase que se inicia ao centésimo dia do calvário de Rui Rio", ironiza.

"Um partido que não se entende é um partido que dificilmente se poderá entender para governar o país", ressalva o socialista.

Com Nuno Domingues

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de