- Comentar
O eurodeputado Francisco Assis, que tem criticado fortemente o candidato às eleições do Brasil, Jair Bolsonaro, foi convidado a estar presente na sede de campanha do Partido dos Trabalhadores em São Paulo, para a noite da segunda volta das presidenciais.
Na carta enviada ao político português, assinada pela Secretaria de Relações Internacionais, o PT esclarece que a situação que se vive atualmente no Brasil é "excecional", sublinhando que o "quadro económico social do país nos últimos anos, levou parte expressiva da população a aceitar o discursos radical de um candidato de extrema direita".
É nesse sentido que o partido de Fernando Haddad refere que gostaria de contar com a presença de Assis para a jornada eleitoral que se inicia no próximo sábado.
"Lamentamos não poder ajudar com os custos de sua viagem, mas para nós será muito importante sua participação neste momento decisivo para a vida política brasileira", lê-se na carta.
Entretanto, Assis confirmou que vai estar em São Paulo durante a jornada que culminará com a eleição do novo presidente brasileiro. Na corrida com Haddad está o candidato da extrema-direita, Jair Bolsonaro, que tem liderado as sondagens.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Leia a carta do PT na íntegra
"Prezado companheiro Francisco Assis,
No próximo dia 28 de outubro teremos o segundo turno das eleições brasileiras, quando definiremos o presidente que governará o país até 2022.
A situação excepcional que vivemos e que agravou o quadro econômico e social do país nos últimos anos, levou parte expressiva de nossa população a aceitar e adotar o discurso radical de um candidato de extrema direita, que prega a violência contra as minorias e os mais pobres, que nega a defesa de nosso meio ambiente e de nossa soberania. Registramos que, passados apenas 4 dias do primeiro turno, já contabilizamos mais de uma centena de casos que relatam ações de violência, humilhação, ameaças e inclusive um assassinato contra pessoas que se manifestaram contra o candidato do fascismo.
Neste segundo turno, nossa coligação terá pela frente a tarefa de convencer a população brasileira de que podemos e devemos combater nossos problemas com respeito à cidadania. À frente desta luta teremos o companheiro Fernando Haddad para presidente e a companheira Manuela D'Ávila como vicepresidenta, juntos com outros partidos que defendem a democracia, a soberania e o desenvolvimento econômico e social do país com justiça e igualdade para todas e todos os brasileiros.
Gostaríamos de contar com sua presença nos dias 27 e 28 de outubro, para acompanhar-nos neste segundo turno no auditório da Central Única dos Trabalhadores (CUT) em São Paulo, em uma jornada que se iniciará na tarde do dia 27 e seguirá pelo dia 28 à tarde e à noite. Lamentamos não poder ajudar com os custos de sua viagem, mas para nós será muito importante sua participação neste momento decisivo para a vida política brasileira.
Em breve enviaremos mais informações sobre a programação e outros detalhes logísticos.
Esperando sua presença, receba nossas fraternais saudações.
Secretaria de Relações Internacionais
Partido dos Trabalhadores
Brasil"