Política

Acabou o impasse: PS e PSD apresentam nomes para órgãos externos

Depois de um braço de ferro de muitos meses, os dois maiores partidos acertaram os nomes de entidades como a Provedoria de Justiça, a fiscalização das Secretas, entre outros.

Tudo indica que, pela primeira vez, vai haver uma mulher à frente da Provedoria de Justiça.

Maria Lúcia Amaral (na imagem) é o nome escolhido por PS e PSD para substituir José de Faria Costa.

Os dois partidos já chegaram a consenso sobre os nomes que vão a votos no dia 20 para várias outras entidades.

Para liderar o Conselho de Fiscalização dos Serviços de Informação (CFSIRP) foi escolhido o advogado Abílio Morgado, antigo consultor de Cavaco Silva.

Abílio Morgado vai substituir no CFSIR, Paulo Mota Pinto, depois de uma tentativa frustrada do PSD de eleger para o cargo a deputada e vice-presidente do partido Teresa Morais, que falhou os dois terços necessários.

O deputado socialista Jorge Lacão vai presidir ao Conselho Superior de Segurança Interna, sugerido pelo PS com o acordo do PSD.

Por outro lado, bastam os votos da nova maioria para escolher o nome que vai substituir David Justino à frente do Conselho Nacional de Educação.

PS, PCP, BE, Verdes e PAN escolheram Maria Emília Brederode dos Santos.

O prazo para a apresentação dos nomes para os órgãos externos da Assembleia da República terminava hoje, depois do adiamento, durante vários meses por falta de consenso entre PS e PSD, dado que é exigida uma maioria de dois terços para a maior parte das eleições.

Para a Entidade Reguladora para a Comunicação Social, o PSD escolheu Maria de Fátima Lima e Francisco de Azevedo e Silva e o PS manteve os nomes de Mário Mesquita e João Pedro Figueiredo.

Já para o Conselho Nacional de Proteção de Dados foram indicados Maria Filipa da Costa Galvão, como presidente, e José Grazina Machado.

O Conselho de Fiscalização da Base de Dados de Perfil de ADN vai ser liderado por Maria João Baila Antunes, sendo ainda composto por Paulo da Silva Santos e Inês Dias Lamego.

  COMENTÁRIOS