Política

Costa aumenta abonos de família, pensões e rendimento social de inserção

Foi um dos grandes anúncios do primeiro debate quinzenal com António Costa enquanto primeiro-ministro. O filme sonoro do debate e todos os detalhes, minuto a minuto, para ler ou reler aqui.

O primeiro-ministro anunciou esta quarta-feira que Governo aprova esta semana a atualização do valor das pensões dos regimes Geral e proteção social, a reposição aos valores de 2010 do complemento solidário para idosos e rendimento social de inserção.

António Costa falava na Assembleia da República, na abertura do primeiro debate quinzenal da presente legislatura, num discurso dedicado ao tema do "relançamento da economia".

Na parte inicial do seu discurso, o líder do executivo referiu também que será aprovado ainda esta semana "a atualização dos três primeiros escalões do abono de família".

No seu primeiro debate quinzenal como líder do Executivo, António Costa prometeu também "valorizar o diálogo social, a todos os níveis".

O debate ficou também marcado pelo facto de ser Pedro Passos Coelho a interpelar António Costa, o que causou alguma surpresa por contrariar notícias divulgadas na véspera do debate.

O presidente do PSD questionou o primeiro-ministro sobre a alegada saída da Maersk de Portugal e sobre as metas orçamentais, considerando insuficiente a redução do défice para 2,8% em 2016.

A situação do Banif também esteve em destaque, com o primeiro-ministro a reconhecer o "quadro ultra limitado" do Governo para enfrentar o problema no banco mas a garantir que vai "fazer tudo junto das instituições europeias" para assegurar que a perda para os contribuintes "seja a menor possível".

A Educação também esteve presente neste debate com o primeiro-ministro, a reiterar que os exames do 6º e do 9º ano de escolaridade não serão eliminados, em resposta ao presidente do CDS-PP, Paulo Portas, que o questionou sobre o sentido de voto dos socialistas numa iniciativa do PCP.

Terminado o debate quinzenal, seguiu-se o debate preparatório para o Conselho Europeu.

A TSF acompanhou ao minuto os dois debates.

Ao Minuto