Autárquicas 2017

Leiria: PSD confirma Fernando Costa e deixa cair Feliciano Barreiras Duarte

Numa sondagem encomendada pelo partido, Fernando Costa é o nome com piores intenções de voto em Leiria. Já Feliciano Barreiras Duarte aparece em primeiro.

O PSD escolheu Fernando Costa para candidato à Câmara de Leiria, mas Feliciano Barreiras Duarte garante que a cúpula dirigente do partido, incluindo Passos Coelho, que lhe deu luz verde para avançar.

A escolha de Fernando Costa não reúne consenso, desde logo porque é o candidato com piores intenções de voto em Leiria, numa sondagem encomendada pelo PSD. Já Feliciano Barreiras Duarte aparece em primeiro. Por outro lado, Fernando Costa é uma figura que desperta algumas sensibilidades no CDS, colocando em risco a hipótese de coligação em Leiria.

Três eleições, três polémicas. Tem sido assim com o PSD, em Leiria, desde a última vez que conquistou a Câmara. Em 2009, contra a opinião da concelhia e da distrital, Lisboa impôs Isabel Damasceno, que seria derrotada. Em 2013, o candidato anunciado desistiu e foi necessário avançar com uma segunda escolha. Agora, nova controvérsia.

A comissão política nacional aprovou a candidatura de Fernando Costa, vereador em Loures, mas Feliciano Barreiras Duarte garante que a oportunidade lhe tinha sido prometida pelo próprio Passos Coelho.

Numa carta dirigida ao amigo Pedro, o antigo secretário de Estado escreve que recebeu luz verde em setembro. Mais, assegura que já antes, em junho, tinha sido incentivado a candidatar-se pelo coordenador nacional autárquico, Carlos Carreiras, e pelo secretário-geral do partido, Matos Rosa.

Leiria preferiu Fernando Costa, que chama para número dois o líder da concelhia, Álvaro Madureira. Ambas as distritais desejam uma coligação em Leiria, resta saber se o CDS, em Lisboa, aceita o nome de Fernando Costa. O presidente da distrital do PSD, Rui Rocha, acredita mesmo assim que há condições para recuperar a Câmara perdida em 2009 para o PS e para Raul Castro.

Fernando Costa, natural do concelho de Leiria, desempenha o cargo de vereador na Câmara de Loures desde 2013. Antes, tinha sido presidente da Câmara de Caldas da Rainha durante 28 anos.