Não sabe se vai votar nas Europeias? Bruxelas quer que o faça pelos bebés

Que tipo de Europa quer dar aos seus filhos e netos? Se não votar deixa que sejam outros a tomar essa decisão.

"Desde o momento em que vimos ao mundo, estamos todos juntos", mas só os adultos têm o poder para traçar o futuro daqueles que acabaram de nascer. Ou melhor, os mais de 360 milhões de eleitores europeus.

"As gerações futuras terão de viver com as consequências do seu voto", lembra o Parlamento Europeu na curta-metragem "Escolha o seu Futuro", do realizador francês Frédéric Planchon, divulgada esta quinta-feira.

A um mês das eleições Europeias, teme-se que se repita o cenário de 2014, ano em que a participação eleitoral foi a mais baixa de sempre. Apenas 42,54% dos europeus foi votar nas últimas eleições para o Parlamento Europeu e em Portugal a abstenção foi ainda maior, com uma participação de 33,76%.

Apenas um terço dos europeus (35%) está determinado a votar, segundo dados do Eurobarómetro referentes a fevereiro, enquanto um outro terço (32%) ainda não estava convencido.

Os jovens sã entre os eleitores europeus aqueles que têm uma opinião mais positiva da UE (74%), mas apenas 21% afirmam que vão responder à chamada para ir às urnas, enquanto 34% estão indecisos.

As eleições decorrem entre 23 e 26 de maio, consoante o Estado-membro. Em Portugal, que elege 21 eurodeputados, estão marcadas para dia 26 de maio.

Leia aqui tudo sobre as Eleições Europeias

Continuar a ler

Patrocinado

Apoio de

Patrocinado

Apoio de

Patrocinado

Apoio de