Seis partidos candidatos às europeias vão falar à Queima das Fitas do Porto

PSD, PAN, Aliança, Iniciativa Liberal, Livre e Nós Cidadãos são os partidos candidatos às eleições europeias que confirmaram participar em debates na Queima das Fitas do Porto, que arranca este domingo.

"Temos praticamente todas as noites preenchidas com pelo menos um partido ou coligação. Neste momento, confirmados temos o PSD, temos o Nós Cidadãos, temos o PAN (...), temos o Aliança, Iniciativa Liberal, o Livre e estávamos a ver se conseguíamos alguém do PS, que ficaram de nos dar uma resposta", avançou à Lusa o presidente da Federação Académica do Porto (FAP), João Pedro Videira.

O presidente da FAP observou que o convite lançado aos partidos políticos no dia 16 de abril "foi positivo" e que já está agendado o partido Aliança na Queima das Fitas do Porto no domingo, com o candidato Bruno Ferreira Costa, bem como o PSD está programado para segunda-feira, com a candidata Lídia Pereira confirmada.

O Livre (ainda sem nome indicado) vai estar na terça-feira no evento dos estudantes universitários do Porto, enquanto a Iniciativa Liberal tem presença agendada para 8 de maio, com Ricardo Arroja, e o Nós Cidadãos para dia 9 de maio, com a presença de Paulo Morais. O PAN está programado para se deslocar à noite da Queima a 10 de maio, com a candidata Bebiana Cunha.

Os candidatos vão estar numa "conversa informal" com o presidente da FAP, João Pedro Videia e/ou o presidente do Conselho Nacional da Juventude, Hugo Carvalho, a partir das 22h30, num espaço criado para receber os candidatos ao lado do palco principal do recinto da Queima das Fitas (Queimódromo).

A 16 de abril, o presidente da FAP anunciava que ia convidar os cabeças de lista às eleições europeias marcadas para o dia 26 para discursar na Queima das Fitas do Porto, evento que arranca no próximo domingo, na sequência de uma ideia que surgiu após uma viagem a Bruxelas, onde os representantes associativos da academia do Porto estiveram em contacto com alguns deputados europeus, que são novamente candidatos no sufrágio de maio.

A FAP está a aguardar uma resposta do PS, do BE e do PCP até às 18h00 desta quinta-feira, porque precisa de fechar o cartaz da Queima das Fitas, explicou João Pedro Videira.

Os candidatos são convidados a falar durante meia hora e antes dos concertos, agendados para começarem às 23h00.

Rui Veloso, Deejay Telio e David Carreira, Sam the Kid, Mundo Segundo, Richie Campbell, Insert Coin e Quim Barreiros ou David Fonseca e Wet Bed Gang são algumas das bandas que atuam na Queima das Fitas do Porto deste ano, que termina no dia 11 de maio.

Os concertos de 100 Aura e Rui Veloso abrem, pelas 00h01 a primeira noite da Queima da Fitas (domingo), e na segunda noite pelas 22h00 arranca a atuação de Deejay Telio e David Carreira.

A 41.ª edição da Queima das Fitas do Porto tem um orçamento entre "um a dois milhões de euros", à semelhança do valor de 2018, e terá cerca de 100 barraquinhas de bebidas no Queimódromo.

Patrocinado

Apoio de

Patrocinado

Apoio de