Marcelo no lugar do pendura. Uma viagem de 300 km dentro de um camião

Marcelo Rebelo de Sousa vai viajar de Lisboa ao Porto dentro de um camião. O objetivo é entender as dificuldades atravessadas pelos camionistas nas viagens de longo curso.

O presidente da República iniciou, esta segunda-feira, uma viagem de Lisboa ao Porto, dentro de um pesado de mercadorias, para conhecer os problemas dos camionistas de longa distância.

Marcelo Rebelo de Sousa revelou que esta viagem é o cumprimento de uma promessa que fez aos camionistas, em dezembro, depois de um almoço com membros da Associação "Motoristas do Asfalto" e de uma breve viagem na cabine de um camião TIR.

"Eu prometi que, logo que pudesse, faria o percurso Lisboa-Porto, para ver como era. E é isso que vou fazer hoje", explicou aos jornalistas pouco antes de dar início à viagem.

A viagem começou no Terminal de Carga Aérea do Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, a partir de onde Marcelo Rebelo de Sousaa acompanhou o motorista Fernando Frazão. O presidente da República irá, de seguida, almoçar com motoristas de pesados de mercadorias, à beira do IC-2, em Condeixa-a-Nova, no distrito de Coimbra. Terminado o almoço, pela tarde, Marcelo parte para o Porto, com a motorista Alexandrina Santos.

"Vai permitir-me perceber um bocadinho os problemas comuns [dos camionistas] e os problemas específicos das mulheres que são camionistas nesta longa distância", explicou Marcelo Rebelo de Sousa. "Eles fazem isto muitas horas seguidas, tendo de parar, às vezes, em condições que estão longe de ser as melhores. A minha experiência é de luxo comparada com a experiência deles. Mas estou preparado", rematou.

Um casal de motoristas 'da pesada'

Luís e Rita Braz são casados. Foram também, ambos, motoristas de pesados. Passaram a lua-de-mel no camião, viveram nas estradas desde a década de 1970. Foi isso mesmo que contaram à TSF pouco antes de seguirem viagem atrás do camião que transportava o chefe de Estado.

Rita foi a primeira mulher em Portugal com carta de pesados, garante Luís. Já o marido faz rádio na "Rádio Quinta do Conde", onde tem um programa dedicado aos camionistas, chamado "Longo Curso Estrada Fora".

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de