Marcelo recorda "ética, inteligência e brilho" de Pintasilgo

Maria de Lourdes Pintassilgo, antiga primeira-ministra, é homenageada, a título póstumo, esta noite, em Fafe, no âmbito do Terra Justa - Encontro de Causas e Valores da Humanidade.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, recorda Maria de Lourdes Pintasilgo como uma "personalidade que sempre norteou a sua vida pela preocupação ética", elogiando a "inteligência, brilho e cultura" da antiga primeira-ministra.

Não podendo estar presente no Terra Justa, em Fafe, o chefe de Estado dirigiu uma mensagem que vai ser divulgada na cerimónia de homenagem a Maria de Lourdes Pintasilgo, marcada para as 21h30, no Teatro-Cinema de Fafe, com a presença de várias figuras que privaram com a única mulher que até hoje chefiou o Governo português, falecida em 2004 aos 74 anos.

"É verdade que cumulava um conjunto excecional de qualidades: a inteligência, o brilho, a cultura, a capacidade de doação, o sentido de serviço, a noção de Estado e, depois, uma visão indissociável da sua fé, da sua opção religiosa, que a colocava sempre num caminho de salvação com os outros e pelos outros", destaca Marcelo Rebelo de Sousa.

Nascida em Abrantes, foi uma das primeiras mulheres a concluir uma licenciatura em Engenharia Química no Instituto Superior Técnico.

"Foi, assim, aluna brilhante, profissional competente, fundadora em Portugal do movimento religioso Graal, militante por inúmeras causas cívicas no plano interno e internacional, primeira-ministra de Portugal, candidata presidencial, deputada europeia, embaixadora. Foi, assim, militante da vida", acrescentou o chefe de Estado.

Nesta mensagem, Marcelo Rebelo de Sousa lembrou ainda que Maria de Lourdes Pintasilgo sempre recusou uma vida acomodada.

"Dela não se poderá dizer que cultivou a vidinha, no sentido que Alexandre O"Neill lhe atribuía, a vida pacata, acomodada, aburguesada, sem sentido nem causas. [Maria de Lourdes Pintasilgo] foi exatamente o oposto disso e, por essa razão, mobilizou desde logo os jovens mas também amplos setores sociais", elogiou.

Patrocinado

Apoio de

Patrocinado

Apoio de

Outros Artigos Recomendados