Mário Centeno mentiu, dizem CDS e PSD

No Fórum TSF, os dois partidos defenderem que o ministro das Finanças perdeu credibilidade. PS sai em defesa de Centeno. Bloco pede mais esclarecimentos e PCP defende que Centeno não mentiu.

O PSD deixa ao critério do primeiro-ministro o que fazer no caso de Mário Centeno. Na quinta-feira, o eurodeputado social-democrata Paulo Rangel disse que o ministro das Finanças mentiu ao parlamento e, por isso, deve demitir-se.

Esta sexta-feira, no Fórum TSF, questionado se Mário Centeno tem condições para se manter no Governo, o deputado social-democrata Hugo Soares disse que Mário Centeno perdeu a credibilidade. Ainda assim, adiantou, se o ministro das Finanças continua ou não no Governo é uma decisão que cabe ao primeiro-ministro António Costa.

Hugo Soares, do PSD, diz que Mário Centeno perdeu toda a credibilidade

00:0000:00

Hugo Soares adiantou que não "não tem qualquer tipo de dúvida" que Mário Centeno "mentiu de forma despudorada e propositadamente" mas acrescenta que o mandante foi o primeiro-ministro António Costa.

Hugo Soares diz que Mário Centeno mentiu e aponta o dedo ao primeiro-ministro como mandante da ação de Centeno

00:0000:00

O CDS quer que sejam retiradas consequências políticas e penais deste caso.

Nuno Magalhães, o líder parlamentar do CDS, admitiu ao Jornal Económico "avançar com uma participação criminal junto do Ministério Público por alegadas falsas declarações na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) à recapitalização da CGD, caso o governante não se retrate".

No Fórum TSF, o deputado João Almeida sublinhou que, antes, Mário Centeno tem de admitir que mentiu. Mas, se não o fizer, o caso pode mesmo acabar na justiça.

João Almeida, de CDS, defende que é preciso fazer-se justiça

00:0000:00

Na quinta-feira, Mário Centeno reagiu, em comunicado, que está a ser alvo de uma "vil tentativa de assassinato de caráter" da parte do CDS.

Também o PS acusou o CDS de desonestidade, garantindo que o ministro das Finanças não está a mentir.

João Paulo Correia, do PS, defende actuação de Mário Centeno

00:0000:00

Ouvido no Fórum TSF, o deputado socialista João Paulo Correia saiu em defesa de Mário Centeno mas não se alongou muito mais em comentários, alegando que não quer quebrar a confidencialidade dos documentos que chegaram à comissão de inquérito.

Moisés Ferreiera, do BE, pede mais explicações e quer ouvir Centeno

00:0000:00

Já Moisés Ferreira, deputado do Bloco de Esquerda, prefere não tirar conclusões sobre as declarações de Mário Centeno. O deputado admite, no entanto, que o Bloco não está esclarecido e quer explicações do ministro das Finanças, quando este regressar à comissão parlamentar de inquérito.

Miguel Tiago, do PCP, diz que demissão de Centeno não foi ponderada pelo partido

00:0000:00

Pelo PCP, Miguel Tiago, um dos deputados que faz parte da comissão de inquérito, diz que os comunistas, pelos dados que têm, não encontram motivos para concluir que o ministro das Finanças mentiu. Por isso, o pedido de demissão feito pelo CDS não é um assunto que o PCP tenha ponderado.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de