- Comentar
Carlos César e Luís Montenegro antecipam na TSF o debate parlamentar sobre o Estado da Nação, que se realiza na sexta-feira, na Assembleia da República.
Em declarações no programa "Almoços Grátis", o socialista diz que "temos um conjunto de indicadores que dão nota de um país melhor onde os portugueses vivem melhor".
O país modernizou-se, diz, e tem tido um "crescimento económico constante", recordes de exportações, subiu nos rankings de inovação e produtividade. O investimento cresceu, em especial o estrangeiro, o défice diminuiu, a dívida pública total também.
A taxa de desemprego "tem diminuindo de forma constante e consolidada" e há menos jovens no desemprego, destaca ainda.
As famílias com rendimento médio mensal acrescido têm subido ao longo dos últimos anos e as com crédito vencido diminuíram de forma significativa.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Apesar deste cenário 'cor-de-rosa', Carlos César admite "fragilidades" e diz que o Governo "não se deixa encantar nem entusiasmar com o elogio deste progresso".
Para Luís Montenegro, "é evidente que o país não está melhor hoje e as pessoas também não".
"Embora haja pessoas que tenham recuperado rendimentos e tenham recuperado emprego (... ) têm hoje um espetro de desesperança muito significativo porque pagam mais impostos, porque têm serviços públicos que não têm a qualidade daqueles que tinham na altura da intervenção externa", defende,
Com Anselmo Crespo