Exatamente 29 dias e quatro horas - será a duração do governo da coligação Portugal à Frente. Esta quinta-feira termina a história do mais curto executivo da era democrática constitucional em Portugal. Um governo que foi travado por uma maioria de esquerda no Parlamento.
Relacionados
Novo ministro da Ciência quer recuperar confiança de cientistas
Os rebuçados do novo ministro da Economia
Conselho de Ministros do novo Governo aprova Programa na sexta
As últimas horas do segundo governo de Pedro Passos Coelho, são preenchidas com uma reunião semanal do Conselho de Ministros, às 8:30, a hora habitual. Ao meio dia, mais cedo que o habitual, realiza-se a última reunião semanal de trabalho do Presidente da República com o primeiro-ministro.
Nas últimas horas, sucederam-se as reuniões de trabalhos entre os ministros cessantes e os novos ministros, para passagem de pastas. A posse do executivo, liderado por António Costa, está marcada para as 16:00, no Palácio da Ajuda. Vai decorrer quase à mesma hora em que se realizam debates na Assembleia da República, obrigando à ausência de 21 deputados do PS.
Já na sexta-feira de manhã tem lugar o primeiro Conselho de Ministros do XXI Governo Constitucional. A reunião destina-se à aprovação do Programa de Governo. Depois de aprovado, o programa de governo será discutido na terça e na quarta-feira da próxima semana na Assembleia da República, conforme ficou decidido em conferência de líderes.
O calendário da discussão do programa de Governo no Parlamento foi apontado como "previsível" dado que o novo executivo ainda não tomou posse.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias