Paulo Rangel exige explicações do PS sobre proposta do PCP para saída do euro

O eurodeputado do PSD, Paulo Rangel, acusa o Partido Socialista de ser irresponsável e reclama explicações de António Costa. Esta tarde o PCP apresentou no Parlamento Europeu uma proposta que visa apoiar os países que queiram sair da zona euro.

Paulo Rangel considera inaceitável que os socialistas aceitem fazer uma aliança para formar governo com um partido que continua a insistir na saída da moeda única.

"É absolutamente prioritário que o PS venha explicar como pode ter entendimento para, eventualmente, formar governo com o PCP, que acaba de apresentar uma emenda para criar uma linha orçamental que ajude na União Europeia os países a poderem sair da moeda única, incluindo Portugal. O PS vai fazer um entendimento de governo com um partido que está no Parlamento Europeu a tomar medidas para que Portugal saia da zona euro? Não só o PCP tem que explicar como está disponível para isto, como também o PS tem que dar explicações aos portugueses. É inaceitável que o PS permaneça calado, quando o PCP está a tomar estas medidas", disse à TSF.

Paulo Rangel acusa António Costa de ser irresponsável e sublinha que este é um péssimo sinal para os mercados, para os credores e para os parceiros europeus.

"Se o PS está disponível para formar governo com forças que apoiam a saída da zona euro, é totalmente irresponsável. Está a patrocinar uma solução que dá um sinal aos credores, aos parceiros europeus e aos mercados que queremos abandonar a zona euro. Portanto, vamos ter políticas contraditórias com a nossa permanência na zona euro. Isto é de uma irresponsabilidade enorme e pelo menos merece uma explicação".

Os três eurodeputados do PCP apresentaram no Parlamento Europeu uma proposta para a criação de fundos, para apoiar uma saída negociada de Portugal da zona euro e da moeda única.

O eurodeputado Paulo Rangel está a participar no Congresso do Partido Popular Europeu, que decorre até quinta-feira em Madrid.

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de

Patrocinado

Apoio de