José Sócrates pode regressar ao Parlamento para responder pela eventual responsabilidade política, enquanto ministro do Ambiente, pelo depósito de "várias toneladas" de resíduos industriais perigosos.
Declarações do deputado comunista Jorge Machado
A lista entregue pelo PCP e aprovada por unanimidade na Comissão parlamentar de Ambiente, inclui ainda os antigos ministros do Ambiente, Isaltino Morais, Nobre Guedes, Dulce Pássaro, Jorge Moreira da Silva e Assunção Cristas e visa "apurar responsabilidades pelo depósito, ausência de tratamento e ocultação de informação às populações".
O PCP denuncia uma situação de "atentado ambiental" em que "várias entidades sabiam da perigosidade dos resíduos e muitos responsáveis políticos ou foram negligentes ou pactuaram com o depósito de resíduos sem qualquer tratamento".
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
O requerimento visa também ouvir, no Parlamento, Valentim Loureiro, autarca de Gondomar entre 2001 e 2009, os presidentes da justa de freguesia de São Pedro da Cova, entre 2001 e 2010 e o vereador com o pelouro do Ambiente.
Outras entidades são a entretanto extinta Direção-Geral do Ambiente e Ordenamento do Território, e os responsáveis pelas empresas Baía Tejo, Vila Rei e Siderurgia Nacional.