PS e PSD empatados nas intenções de voto nas Europeias

A um mês das eleições europeias, 26% dos inquiridos estão indecisos. PS e PSD surgem empatados com sete a oito mandatos. BE é terceiro, CDS quarto e CDU aparece em quinto lugar nas intenções de voto.

Com um quarto dos inquiridos ainda indecisos, PS e PSD surgem empatados, dentro da margem de erro, nas intenções de voto nas Europeias, de acordo com a sondagem JN/TSF.

Os dois maiores partidos podem obter sete a oito mandatos: o PS, com Pedro Marques como cabeça de lista, regista 30,3%; o PSD, com Paulo Rangel, recolhe 28,7% de intenções de voto.


Em terceiro lugar surge Marisa Matias, com o Bloco de Esquerda nos 11,3% e a sonhar com a hipótese de crescer para dois ou três mandatos.

Nuno Melo do CDS regista, nesta sondagem JN/TSF, 7,6% e um a dois mandatos, enquanto a CDU, liderada por João Ferreira, tem 6,5% de intenções de voto e a possibilidade de apenas um eurodeputado. Hoje tem três.

A confirmar-se esta sondagem o PDR não conseguiria reeleger Marinho e Pinto.


Pelo estudo fica clara a baixa notoriedade dos eurodeputados portugueses: mais de metade dos inquiridos (55%) não conseguem referir o nome de nenhum deles e apenas Paulo Rangel e Marisa Matias conseguem ultrapassar os 20%. Rangel com 29% de notoriedade, Marisa com 22%.

Abaixo de 20% de notoriedade estão Ana Gomes (17%), Nuno Melo (14%), Marinho e Pinto (9%), João Ferreira (4%), Francisco Assis (4%) e Carlos Zorrinho (4%).



Ficha técnica:

A Sondagem foi realizada pela Pitagórica para o JN e a TSF com o objetivo de avaliar a opinião dos Portugueses sobre temas relacionados com as eleições europeias.
O trabalho de campo decorreu entre os dias 3 e 13 de abril, foram recolhidas 605 entrevistas telefónicas a que corresponde uma margem de erro máxima de +/-4,07% para um nível de confiança de 95,5%.
A amostra foi recolhida de forma aleatória junto de eleitores Portugueses recenseados e foi devidamente estratificada por género, idade e região. A Taxa de resposta foi de 71,18% e a direção técnica do estudo é da responsabilidade de Rita Marques da Silva.
A ficha técnica completa pode ser consultada online na Entidade Reguladora da Comunicação Social.

Patrocinado

Apoio de

Patrocinado

Apoio de

Outros Artigos Recomendados