O PSD entregou, esta sexta-feira, na Assembleia da República, um requerimento em que solicita uma audição "com caráter de urgência à" diretora-geral das Artes, Paula Varanda, na Comissão de Cultura, Comunicação Juventude e Desporto, na sequência da sua demissão pelo ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes.
"No momento em que estão a ser noticiados os resultados finais do processo de candidaturas ao programa de Apoio Sustentado para o novo ciclo de dois e quatro anos, assume particular gravidade a decisão do Ministério da Cultura, tornada hoje pública, de determinar a cessação de funções da Diretora da Direção-Geral das Artes, Paula Varanda, por perda de confiança política", pode ler-se no requerimento entregue na comissão parlamentar presidida pela socialista Edite Estrela.
No mesmo documento, os social-democratas, consideram que a demissão de Paula Varanda constitui "sem dúvida mais um episódio que, de forma inequívoca, torna clara a incapacidade e o fracasso da política cultural" do Governo liderado por António Costa.
O PSD entende ainda que está "mais que evidente o falhanço deste novo modelo do concurso - Apoio Sustentado DGArtes 2018-2020 implementado pelo Governo", acrescentando que o atual modelo apresenta "consequências terrivelmente nefastas e um impacto negativo muito relevante" para todo o setor.
"Porque importa clarificar as razões que levaram a esta demissão, o grupo parlamentar do PSD requer, com a maior brevidade possível, a audição da Diretora-Geral das Artes, Dra. Paula Varanda, na Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto", conclui o grupo parlamentar do PSD.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias