Situação dos transportes públicos é "dramática"

Em declarações à TSF, a deputada bloquista Joana Mortágua, diz que o objetivo é confrontar o Governo com estes problemas e perceber o que pensam fazer para resolver.

"O Governo não investe nos transportes públicos e a situação é dramática". São palavras da deputada do Bloco de Esquerda, Joana Mortágua.

A pedido do BE, o Parlamento marcou para esta sexta-feira um debate de urgência sobre a situação nos transportes públicos. Esta quinta-feira, o primeiro-ministro reconheceu que ainda nesta legislatura é preciso responder a serviços que "funcionam de forma deficiente", como os transportes públicos.

Em declarações à TSF, a deputada bloquista Joana Mortágua, diz que o objetivo é confrontar o Governo com estes problemas e perceber o que pensam fazer para resolver.

"Pretendemos confortar o governo com a falta de investimentos nos transportes públicos, sabemos que o Governo tem uma opção por política de défice zero. Sabemos que não há renovação do contrato de serviço públicos com a Soflusa e a Transtejo que terminou em 2014 e o Governo não voltou a negociar. De cada vez que é preciso alguma reparação é preciso uma repartição de encargos assinada pelo ministro das fianças e isso é inaceitável".

A deputada do Bloco de Esquerda, Joana Mortágua, dá vários exemplos do que diz ser a situação dramática que vivem todos os dias quem utiliza transportes públicos e aponta o dedo ao executivo.

"Os acontecimentos das últimas semanas elevam isto ao nível do dramatismo. Não há muitas semanas, algumas pessoas dormiram no terminal do Terreiro do Paço, porque foi suprimida a ultima carreira e não foi dada alternativa. Tem havido dezenas de supressões na Soflusa, problemas nas embarcações da Transtejo e sabemos que esta situação foi herdada em grande medida pelo Governo anterior. O que dizemos é que os anúncios do Governo para resolver a situação são insuficientes e vêm tarde."

O debate de urgência requerido pelo grupo parlamentar do BE sobre "supressões nos transportes públicos urbanos e suburbanos" arrancou às 09h00.

Patrocinado

Apoio de

Patrocinado

Apoio de

Outros Artigos Recomendados