Adeus chuva, olá calor. Temperaturas vão chegar aos 35º este fim de semana

Depois de um abril frio e chuvoso, as temperaturas vão subir mais de dez graus em Portugal continental no final desta semana.

Depois de vários dias marcados por aguaceiros, o calor regressa e em força este fim de semana. As temperaturas máximas no continente vão começar subir já sábado e ultrapassar os 30ºC em várias regiões do país.

Segundo dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), no domingo as máximas vão chegar aos 34ºC em Lisboa e 28ºC no Porto e o dia vai ser de sol, com céu limpo.

Beja, Évora. Setúbal e Santarém vão ser as cidades mais quentes do país este fim de semana, com as temperaturas máximas a chegar aos 35ºC no domingo.

Também as temperaturas máximas em Portalegre, Leiria, Coimbra, Aveiro, Braga, Castelo Branco vão superar os 30 graus.

O mês de abril foi particularmente frio, com um valor de temperatura média do ar inferior ao normal, o 4.º mais baixo desde 2000.

O valor da temperatura mínima do ar foi inferior ao normal, enquanto o valor da temperatura máxima do ar foi "próximo do valor normal, no entanto também foi um dos valores baixos dos últimos 20 anos", pode-ler-se no Boletim Climatológico do IPMA.

Além disso, "o valor médio da quantidade de precipitação foi superior ao valor normal e corresponde a cerca de 140% do valor médio mensal. Foi o 5.º abril mais chuvoso desde 2000", segundo este relatório.

Devido aos elevados valores de precipitação, a seca regrediu no mês de abril. De acordo com índice meteorológico de seca disponível no site do IPMA, a 30 de abril verificou-se uma diminuição da área em seca meteorológica e da sua intensidade, mantendo-se apenas as regiões a sul do rio Tejo em situação de seca.

No final do mês, 27,9% de Portugal continental estava em seca moderada, 26,4% em seca fraca, 23,7% em normal, 18,3% na classe de chuva fraca e 3,7% em seca severa.

LER MAIS: Situação de seca atenuada por chuvas de abril

Patrocinado

Apoio de

Patrocinado

Apoio de

Outros Artigos Recomendados