A edição deste domingo do jornal El País revela um documento que prova que os Estados Unidos informaram Madrid dos voos da CIA com prisioneiros para Guantánamo e que o mesmo terá acontecido com os executivos de Portugal, Itália e Turquia.
«O que se passou em Espanha não foi com certeza diferente do que se passou em Portugal. Em 2002, as autoridades portuguesas foram abordadas para facilitar esse tipo de transporte», disse Ana Gomes.
A eurodeputada socialista lembrou que só não existe actualmente essa confirmação «porque até hoje nunca foi permitida a realização de um inquérito» sobre o caso.
«Há uma investigação judicial, que eu espero que permita descobrir a verdade», acrescentou, referindo-se à investigação aberta pelo Ministério Público sobre os voos norte-americanos com prisioneiros para Guantánamo.
Até ao momento, nem os elementos do antigo governo de José María Aznar, nem o actual executivo de José Luis Rodríguez Zapatero reconheceram a passagem de voos da CIA com prisioneiros para Guantánamo por território espanhol. O mesmo acontece com o Governo português.