O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, anunciou hoje que irá apresentar, na quarta-feira, em reunião da câmara, um pedido de renúncia ao mandato. PSD e CDS já reagiram.
Corpo do artigo
Hoje, no final dos trabalhos da reunião da Assembleia Municipal de Lisboa, António Costa pediu para fazer uma intervenção anunciando que esta seria «a última reunião» na qual estaria presente. «Amanhã [terça-feira], na reunião de Câmara, irei apresentar o pedido de renúncia ao mandato», afirmou.
António Costa marcou uma declaração à imprensa para as 12:00 de quarta-feira nos Paços do Concelho.
O atual líder socialista presidia à Câmara Municipal de Lisboa desde 15 de julho de 2007. Foi reeleito em 2009 e novamente em 2013.
Nas reações, o vereador do PSD na Câmara de Lisboa António Prôa já veio dizer que espera que a cidade «volte à normalidade e que o futuro presidente da Câmara de Lisboa dedique [ao concelho] o tempo que Lisboa merece, depois deste período em que a cidade ficou com um presidente a meio tempo».
António Prôa, em declarações à agência Lusa, disse ainda que este pedido de renúncia deve-se ao facto de já ser «insustentável e chocante a ausência constante» face «aos problemas de Lisboa» por parte de António Costa.
Já João Gonçalves Pereira, vereador do CDS-PP, afirmou à Lusa que «nos últimos meses tem-se notado a ausência do senhor presidente devido às suas funções de secretário-geral do PS», pelo que «há mais vida para além de Costa e Lisboa viverá bem» depois da sua saída.
Por resolver ficam, contudo, «várias questões pendentes na Câmara ligadas aos arruamentos e aos buracos que existem na cidade e outros problemas que têm vindo a verificar-se», concluiu João Gonçalves Pereira.