António Costa vai obter a sua primeira maioria absoluta em Lisboa, se se confirmarem as previsões divulgadas pela SIC e pela RTP. As candidaturas de Costa e Fernando Seara já reagiram.
Corpo do artigo
Na RTP, Costa poderá obter entre e 51% e 55% na SIC o atual presidente da Câmara irá alcançar entre 52 e 56% (10 a 11 vereadores).
Perante estes dados, o diretor de campanha socialista à Câmara de Lisboa, Duarte Cordeiro, considerou que os primeiros indicadores, que dão a maioria absoluta a António Costa na capital, «reforçam a segurança» de uma «vitória muito expressiva» do PS.
«Os primeiros indicadores que nos surgem reforçam a nossa segurança num resultado muito expressivo na candidatura do PS», afirmou, recordando que «há mais de 20 anos que não havia um presidente da Câmara de Lisboa a ser eleito pela terceira vez».
Fernando Seara ficará a grande distância de Costa. Segundo a Eurosondagem (SIC), o candidato apoiado pelo PSD/CDS ficará com uma votação entre 21 e 25% (4 a 5 eleitos), e a Católica (RTP) dá números pouco diferentes: entre 21 e 24%.
Em reação, o diretor de campanha da coligação "Sentir Lisboa", Mauro Xavier, assumiu a derrota de Fernando Seara na corrida à Câmara de Lisboa, frisando que vão fazer quatro anos de oposição responsável na cidade.
Afirmando que vão aguardar os resultados «com alguma cautela», porque a «amplitude dos votos varia muito», o também presidente da concelhia de Lisboa do PSD disse ainda esperar que António Costa «com esta maioria reforçada cumpra os quatro anos de mandatos em Lisboa e não tenha enganado os lisboetas».
De resto, as duas sondagens concordam em atribuir o terceiro lugar ao candidato da CDU: João Ferreira poderá alcançar nas duas sondagens entre 8 a 12%.
João Semedo, do Bloco de Esquerda vai ter de esperar para ver se é eleito vereador. Segundo a SIC terá 5 a 7%. Já a RTP, a previsão é de 4 a 6%