O Bairro Municipal em Viseu, que esteve para ser demolido, vai ser alvo de uma reabilitação. É um testemunho da arquitetura do "Programa das Casas Económicas", desenvolvido pelo Estado Novo.
Corpo do artigo
Bairro nasceu Municipal, mesmo ao lado da antiga cadeia da comarca, e foi destinado a "Casas para Classes Pobres". A cadeia passou a Estabelecimento Prisional de Viseu mas "o Bairro ficou-lhe com o nome". José Ferreira foi dos primeiros a mudar para aqui e não esqueceu a "festa", feita em 1948, quando as casas foram inauguradas.
Inicialmente eram 104 habitações em banda, todas com jardim e quintal. Hoje sobram 87 habitações, muitas delas abandonadas mas o Bairro foi salvo da demolição. Maria dos Prazeres é das mais antigas moradoras, ocupa a casa 35, que "já recebeu as primeiras melhorias".
Para já foram gastos 100 mil euros, maioritariamente em portas, janelas e telhados mas no futuro, afiança o Presidente da autarquia viseense, "vão ser aqui investidos 3 milhões de euros". "Reabilitação do edificado e novas condutas técnicas para melhorar a vida dos residentes" mas Almeida Henriques quer ainda que o bairro "albergue criadores culturais e habitantes mais jovens".
O investimento será custeado pelos fundos comunitários mas o bairro manterá a traça original, desenhada por Travassos Valdez, que também desenhou o Estádio Primeiro de Maio, em Braga.