O processo de eleição do presidente da Assembleia da República continua hoje em São Bento, pelas 16h00, após o "chumbo" do candidato apresentado pelo PSD.
Corpo do artigo
O presidente interino do Parlamento, o social-democrata Guilherme Silva, afirmou que os responsáveis do PSD pediram «algum tempo para preparar uma candidatura alternativa».
Segunda-feira, na primeira votação, Fernando Nobre conseguiu 106 votos favoráveis, num total de 228 votos expressos, seguindo-se novo sufrágio no qual apenas obteve 105 "sim".
O presidente da Assistência Médica Internacional (AMI) não conseguiu ter o apoio da totalidade do grupo parlamentar "laranja" (108) e assumiu «não reunir as condições para me submeter a uma terceira votação».
O deputado independente declarou que vai continuar a exercer as funções enquanto entender que é útil ao país.
O Regimento da Assembleia da República estipula que as candidaturas à presidência da instituição sejam subscritas por um mínimo de um décimo e um máximo de um quinto do número total de deputados (230), devendo ser apresentadas ao presidente em exercício até duas horas antes do momento da eleição.