A mais antiga feira franca viva da Península Ibérica inaugura nova edição nesta sexta-feira. Com 623 anos, a Feira de São Mateus apresenta-se renovada e revitalizada, com novo "layout", um novo palco sobre o espelho de água e com a Sé de Viseu como cenário.
Corpo do artigo
"Tudo para cativar um milhão de visitantes", prevê o presidente da autarquia viseense que destaca a recuperação do antigo "picadeiro", a avenida central de passeio até ao palco, com a Sé de Viseu como pano de fundo como "uma das novidades mais marcantes da secular Feira de S. Mateus que não esqueceu a história de Viseu".
Depois de alguns percalços em edições anteriores Almeida Henriques destaca a "aposta na segurança de todos quantos visitem o certame, que este ano terá um serviço básico de socorro".
"Novos desenhos de luz, nova imagem e mais tradições recuperadas com um cartaz de espetáculos e eventos para todos os públicos", afiança Almeida Henriques.
Entre as novidades estão um novo palco no espelho de água, um novo desenho de luz para a Feira e a estátua de Viriato, um cartaz de espetáculos mais forte e atrativo para todos os públicos. Nos mais de 30 dias que dura a feira, serão movimentados 44 milhões de euros em negócios e serão empregues mais de mil pessoas.
Durante 38 dias a feira de Viseu promete concertos, animação, farturas, carroceis, gastronomia, artesanato, cinema e muitas memórias.