António Lacerda Sales sublinhou, contudo, que é preciso avaliar a evolução epidemiológica.
Corpo do artigo
O secretário de Estado Adjunto e da Saúde foi questionado sobre se o Governo prevê o estabelecimento de cercas sanitárias nos concelhos com mais casos, durante a conferência de imprensa de atualização da informação relativa à infeção pelo novo coronavírus. António Lacerda Sales foi perentório: "Nesta fase, não se consideram, para, já cercas sanitárias".
Ainda assim, o governante esclareceu que tudo depende da evolução epidemiológica da Covid-19 no país e, em particular, nesses concelhos.
Porque é que não começámos antes a usar testes antigénio?
Noutro plano, quando questionado porque é que Portugal não começou a utilizar antes os testes de antigénio, Lacerda Sales respondeu que "é preciso dar tempo à ciência".
13057627
O Presidente do Conselho Diretivo do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA), Fernando Almeida, também presente na conferência de imprensa, sublinhou que o objetivo destes testes rápidos não é substituir o teste PCR.
Hospital Garcia de Orta com todas as camas de UCI ocupadas
António Lacerda Sales reconheceu que o Hospital Garcia de Orta tem todas as camas de UCI dedicadas aos doentes Covid ocupadas.
Nesta unidade hospitalar há 83 pessoas internadas nas camas de enfermaria e 13 - a totalidade - nas camas de cuidados intensivos para doentes com o novo coronavírus.
"O Serviço Nacional de Saúde funciona em rede, com a sua expansividade e, portanto, garantidamente nenhum dos doentes que entre no Hospital Garcia de Orta ficará sem lugar para onde ir. Temos a possibilidade de fazer a expansão interregional", acrescentou António Lacerda Sales.
13055650