IL diz que demissão de Costa é "fim de uma solução que já não funcionava para o país"
Rui Rocha deixa uma "nota de tranquilidade e confiança" ao povo português.
Corpo do artigo
A Iniciativa Liberal considera que "não havia outra solução" e que a investigação desta terça-feira foi só o empurrão que faltava para "o fim de uma solução que já não funcionava para o país" e que culminou na demissão de António Costa.
"Mesmo que não houvesse esta investigação direta ao primeiro-ministro, já não haveria condições para ele se manter em funções", afirmou o líder dos liberais, Rui Rocha, em declarações aos jornalistas, na Assembleia da República.
Considerando que agora "não há outra solução que não seja a dissolução da Assembleia da República e eleições para que os portugueses possam pronunciar-se em relação à nova composição da Assembleia e de um novo Governo para Portugal", Rui Rocha não quis pronunciar-se quando questionado sobre um hipotético calendário eleitoral.
O liberal deixou ainda uma "nota de tranquilidade e confiança" aos portugueses e sublinhou a "capacidade de regeneração" da democracia. "Este é o fim de uma solução que já não funcionava para o país", conclui.
17296556
António Costa apresentou esta terça-feira a demissão, após o Ministério Público revelar que é alvo de investigação autónoma do Supremo Tribunal de Justiça sobre projetos de lítio e hidrogénio.
O primeiro-ministro demissionário diz que "a demissão foi aceite" e explica que cabe agora ao Presidente da República "ponderar qual é a data a partir da qual produz efeitos a demissão".
Marcelo Rebelo de Sousa vai ouvir os partidos amanhã e convocou para quinta-feira uma reunião de Conselho de Estado, às 15h00, no Palácio de Belém.