O Bloco de Esquerda denuncia que a reserva nacional estratégica de sangue está «muito abaixo» dos valores mínimos. O Instituto Português do Sangue desmente.
Corpo do artigo
Contactado pela TSF, o presidente do Instituto Português do Sangue assegura que não não existe nem existiu qualquer problema com as reservas estratégicas e que não há qualquer motico para preocupações.
Hélder Trindade acusa o Bloco de Esquerda (BE) de alarmismo, diz que o partido devia verificar melhor a informação que utiliza e contrapõe a denúncia do BE com alguns números.
«Na sexta-feira, tínhamos depois da distribuição hospitalar, 2.244 unidades A+, 218 unidades A-, 2.170 unidades O+ e 151 unidades O-. estes números não coincidem em nada com os números que foram apresentados. (...)Obviamente que a fonte cometeu um erro na informação que foi dada», sublinha Hélder Trindade.
Em causa, a denúncia do grupo parlamentar do Bloco de Esquerda que teve acesso a informação interna do Instituto Português do Sangue e da Transplantação, que revela os stocks na última sexta-feira.
De acordo com o BE, apenas um dos oito tipos de sangue não estava com as reservas abaixo dos valores mínimos de reserva. Um desses tipos, B-, tinha um décimo das unidades de sangue consideradas mínimas e as plaquetas estavam mesmo esgotadas.
O líder do BE, João Semedo, sublinhava ontem à TSF que são números preocupantes. Perante estes dados, o BE pedia uma audição no Parlamento com caráter de urgência do presidente do Instituto Português do Sangue e da Transplantação.
«Estes eram os números de sexta-feira, entretanto passou o fim-de-semana e segunda-feira e admito que hoje os números já não sejam exatamente estes. O que se verifica aqui é que, sobretudo nos grupos de sangue negativos, há uma quebra bastante acentuada. (...) São números preocupantes, mesmo que entretanto já possam ter sido aumentados durante o fim-de-semana e segunda-feira», alertou João Semedo.
O BE garante ainda que o Instituto do Sangue tem estado a contactar por telefone vários dadores benévolos de sangue alertando-os para as reservas nos valores mínimos.