Jovem que venceu Olimpíadas Internacionais de Matemática já pensa em sair de Portugal
Miguel Santos, estudante do 10.º ano em Alcanena e que conquistou esta sexta-feira uma medalha de ouro nas Olimpíadas Internacionais de Matemática, em Amesterdão, contou à TSF que que já pensa em sair de Portugal.
Corpo do artigo
Oriundo de um país que tem notas baixas a Matemática e que, dizem as estatísticas, detesta a disciplina, Miguel Santos ultrapassou mais de 570 concorrentes.
Para lá chegar, Miguel Santos contou que foi preciso «trabalhar» e «resolver problemas», mas também ter «prazer» com a Matemática.
Aos 16 anos, Miguel Santos tem o seu futuro bem definido: quer estudar «Matemática pura», fazendo problemas «sempre mais complexos».
O jovem deu como exemplo daquilo a que se quer dedicar os problemas do milénio avançados pelo Clay Mathematics Institute, enigmas quase impenetráveis e cuja resolução equivale a ganhar-se um Nobel.
Para o fazer, o jovem admitiu que é provável que tenha de ir estudar e trabalhar para o estrangeiro.
«Em Portugal, a investigação não pode ser feita independentemente», mas só por professores universitários, ao contrário do que acontece em países como os Estados Unidos, justificou.
O ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato, vai receber ao aeroporto, no próximo domingo, a equipa que representou Portugal nas Olimpíadas Internacionais de Matemática.