A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira vai reabrir na segunda-feira as piscinas e pavilhões desportivos das freguesias do Forte da Casa, Póvoa de Santa Iria e Vialonga, encerradas devido ao surto de 'legionela' detetado naquele concelho.
Corpo do artigo
Em comunicado, a autarquia refere que «a decisão de reabertura surge na sequência de contactos hoje estabelecidos com as Autoridades de Saúde e da apresentação pública dos resultados dos estudos epidemiológicos deste surto, ontem [sexta-feira] efetuada, em que o diretor-geral de Saúde referiu que os cidadãos do concelho 'podem retomar todos os hábitos normais'».
A 07 de novembro foi detetado um surto de 'legionela' em Vila Franca de Xira, que até ao momento já causou sete mortos e afetou 316 pessoas. A 09 de novembro, a Câmara de Vila Franca de Xira decretou o encerramento temporário das piscinas e pavilhões desportivos do concelho.
No comunicado, a autarquia diz também que irá aconselhar aos clubes desportivos e agrupamentos de escolas que retomem «a sua atividade normal ao nível das atividades e aulas de educação física, retomando a utilização dos duches dos pavilhões».
A câmara de Vila Franca de Xira refere ainda que, «a título preventivo», irá manter-se o reforço dos níveis de cloro na água da rede pública, bem como a suspensão do funcionamento dos sistemas de rega por aspersão e de fontes ornamentais.
Entretanto, está agendada para terça-feira, às 18:00, uma nova reunião extraordinária da Comissão Municipal de Proteção Civil do concelho.