Nove casos novos de infeção por legionela, detetados entre quarta e as 17:00 de quinta-feira, estão relacionados com o surto de Vila Franca de Xira. Dados da Direção-Geral de Saúde, que contabilizou até agora sete mortos sublinhando que há um caso em investigação.
Corpo do artigo
Num comunicado assinado pelo diretor-geral da Saúde, Francisco George, refere-se que o atual surto provocou o internamento de um total de 311 pessoas, 303 na região de Lisboa e Vale do Tejo, três na região Norte, quatro na região Centro e um na região do Algarve.
Porém, acrescentou a DGS, um dos casos reportados quarta-feira no Algarve «não tem ligação epidemiológica com o atual surto, assim como não se confirmaram, após contra-análise, os dois casos inicialmente suspeitos reportados do estrangeiro».
Até ao momento, a infeção pela bactéria com origem em Vila Franca de Xira provocou sete mortes, estando atualmente um caso em investigação. A DGS faz as contas e afirma que «a taxa de letalidade estimada até ao momento é de 2,3%».
As investigações sobre a origem do surto prosseguem, envolvendo os ministérios da Saúde e do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, e com a participação de outras agências como o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.