Desde 2004 que o laboratório de lasers intensos do Instituto Superior Técnico espera pela mudança de instalações. Em causa estão as vibrações provocadas pela linha vermelha do Metro.
Corpo do artigo
O prejuízo já foi reconhecido pela empresa, que chegou a ter em orçamento uma verba de um milhão e duzentos mil euros para a transferência do laboratório para outro local. No entanto, a verba deixou de constar dos planos de contas da nova empresa Metro - Carris.
O funcionamento do laboratório de lasers intensos do Instituto Superior Técnico (IST), em Lisboa, tem sido prejudicado nos últimos anos devido às vibraçoes provocadas pela passagem das carruagens da linha vermelha do Metropolitano de Lisboa.
Há experiências que só se fazem durante a madrugada, entre as 03:00 e as 06:00, quando o Metro está em descanso.
Contactada sobre este caso, a administração do Metropolitano de Lisboa diz estar ciente da situação e reconhece o compromisso assumido em 2004 de financiar a transferência das instalações do laboratório.
Na resposta à TSF, a empresa diz ainda que neste momento, e dentro das dificuldades sentidas na atual conjuntura económica e financeira, o Metropolitano está a avaliar todas as condições necessárias para honrar, o mais depressa possível, esse encargo assumido no protocolo assinado com o IST.