A TSF foi procurar a resposta a esta pergunta. Grande parte fica nas periferias das grandes cidades, perto de bairros problemáticos, mas também existe a tendência para as escolas do interior terem piores notas do que no litoral.
Corpo do artigo
Portalegre é uma zona que aparece quase sempre no fundo da lista entre os distritos com piores notas em todos os ciclos de ensino. Mas Beja, Bragança e a região autónoma dos Açores também ficam por norma longe de ter escolas bem posicionadas.
Depois, para além destas regiões, há algumas "ilhas" perto das grandes cidades onde normalmente estão as escolas com as notas mais negativas.
Nas secundárias, por exemplo, no fundo dos rankings feitos pela TSF encontram-se escolas da Falagueira na Amadora e de Sacavém em Loures.
Nas provas dos 2º e 3º ciclos, as escolas com piores notas ficam mesmo na cidade de Lisboa: uma perto do antigo Casal Ventoso; a outra numa zona do Alto do Lumiar.
A zona de bairros sociais, perto do aeroporto, também tem três das cinco escolas com piores resultados nas provas da antiga primária (1º ciclo): uma fica no centro da Alta de Lisboa; as outras na Musgueira e na Ameixoeira.
Os rankings feitos pela TSF com os resultados fornecidos pelo Ministério da Educação podem ser consultados a seguir: 1º ciclo; 2º e 3º ciclos; secundário.