Os partidos da maioria chumbaram os requerimentos do PS e do BE para uma audição parlamentar ao ministro da Administração Interna sobre os incêndios florestais que deflagraram no Algarve.
Corpo do artigo
Os requerimentos apresentados pelo PS e pelo Bloco de Esquerda foram hoje apreciados e votados na comissão parlamentar de Agricultura.
Em declarações à agência Lusa, o deputado do PS Miguel Freitas considerou que o PSD e o CDS estão a «bloquear todas as iniciativas da Assembleia da República» para tentar obter esclarecimentos sobre o incêndio que lavrou entre 18 e 21 de julho na Serra do Caldeirão, entre Tavira e São Brás de Alportel.
O socialista considerou de «extrema importância» que seja feito um esclarecimento sobre o pedido do ministro Miguel Macedo para a elaboração de um segundo relatório sobre os fogos no Algarve, depois de um primeiro documento elaborado pela Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).
«O primeiro relatório foi entregue, e faria todo o sentido ouvir o senhor ministro sobre essa matéria e perceber o que falhou para ter solicitado um segundo relatório por peritos independentes», afirmou Miguel Freitas.
Após este segundo relatório, o PS irá apresentar um novo requerimento para tentar novamente ouvir Miguel Macedo no Parlamento.