O PCP apelou a toda a oposição para que boicote a criação de uma comissão sobre a reforma do Estado e disse que não indicará deputados para «uma farsa» que visa «subverter aspetos fundamentais do Estado democrático». Para o BE, estamos perante uma comissão «liquidatária».
Corpo do artigo
«Foi ontem anunciado por um comentador que foi líder do PSD que a maioria iria propor a criação de uma comissão eventual parlamentar para discutir a dita reforma do Estado, queria aqui deixar um apelo em nome do grupo parlamentar do PCP aos partidos da oposição para que não participem nessa farsa, pela nossa parte é essa a nossa disposição», afirmou o deputado do PCP António Filipe.
O comunista falava no Parlamento, depois de na quinta-feira à noite o ex-presidente do PSD Marques Mendes ter anunciado que a maioria PSD/CDS vai propor a constituição de uma comissão eventual parlamentar sobre a reforma do Estado.
António Filipe exortou «todos os partidos da oposição para que não indiquem os seus elementos para uma comissão desse tipo que venha a ser proposta porque se trata verdadeiramente de uma farsa».
Por seu turno, o líder do BE, Pedro Filipe Soares, disse não encontrar utilidade nesta ideia da maioria, sublinhando que se está perante a intenção de avançar com uma comissão «liquidatária» do Estado Social.