O relatório PISA 2012 mostrou um em cada cinco estudantes portugueses erraram em perguntas simples relacionadas com problemas de matemática. Os professores de matemática temem que a classificação de Portugal possa vir a piorar.
Corpo do artigo
Portugal está a meio da tabela dos países da OCDE no que toca a conhecimentos de matemática, ao ficar no 22º lugar entre 44 países, indica o relatório PISA 2012.
O exame global feito a 85 mil alunos de 15 anos mostrou que os alunos portugueses não conseguem aplicar a matemática aos problemas do dia a dia.
Um em cada cinco estudantes portugueses erraram em perguntas simples e apenas sete por cento dos alunos nacionais conseguiram resolver os problemas mais complexos.
Singapura, Coreia do Sul e Japão foram os países que obtiveram melhores resultados.
A presidente da Associação de Professores de Matemática considerou que os alunos portugueses estão dentro da média dos países da OCDE, mas receia que a situação mude por causa das mudanças introduzidas no programa da disciplina em Portugal.
«A nossa esperança é que, não só estas medidas sejam revogadas o mais rapidamente possível, e que os professores que já tinham tido a experiência na realização de tarefas que desenvolvem esta capacidades não as abandonem», adiantou Lurdes Figueral, em declarações à TSF.