Foi esta tarde hasteada a bandeira vermelha nas duas praias do concelho de Cascais devido à presença de um organismo perigoso para a saúde.
Corpo do artigo
A bandeira vermelha foi içada esta tarde nas praias de Carcavelos e de São Pedro do Estoril devido à presença Medusa Velella, um organismo potencialmente perigoso para a segurança dos banhistas.
Em comunicado, a Autoridade Marítima Nacional justifica a decisão de interditar as praias a banhos "por uma questão de salvaguarda dos banhistas, após ter recebido o alerta para o aparecimento destes organismos pelos nadadores-salvadores destas praias".
De acordo com o IPMA, a espécie Velella velella (Veleiro) "está de momento a ocorrer em pequenas quantidades por toda a costa Oeste Portuguesa, incluindo em algumas ilhas dos Açores."
"Trata-se de uma espécie de ocorrência comum e os seus tentáculos são pequenos e ligeiramente urticantes, sendo aconselhável evitar o contacto direto com os mesmos de forma a evitar potenciais reações alérgicas, em caso de maior sensibilidade. Não havendo evidências de queimaduras ou problemas de saúde associados, é considerada inofensiva", explica o IPMA em comunicado.