Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Porto, Aveiro e Viseu estarão sob 'aviso laranja' durante a madrugada.
Corpo do artigo
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) subiu para 'aviso laranja' o risco de chuva forte e trovoada durante a madrugada de terça-feira em seis distritos do país, mantendo-se os restantes sob 'aviso Amarelo'.
Nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Porto, Aveiro e Viseu, inicialmente sob 'aviso amarelo', estão sob 'aviso laranja' (o segundo mais grave numa escala de quatro) devido à previsão de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada, entre as 3h e as 6h.
A partir dessa hora e até às 9h, esses distritos passam a ficar sob 'aviso amarelo', o mesmo nível de alerta para os restantes 12 distritos.
Nos distritos de Lisboa, Setúbal, Santarém, Leiria e Coimbra, o 'aviso amarelo' devido a "precipitação" tem início à meia-noite e termina às 6h de terça-feira.
Com início às 3h e conclusão às 9h de terça-feira, está o 'aviso Amarelo' nos distritos de Bragança, Évora, Guarda, Faro, Beja, Castelo Branco e Portalegre.
A Ilha da Madeira foi igualmente colocada sob 'aviso Amarelo' devido à previsão de "períodos de chuva, por vezes forte", entre as 22h de hoje e as 6h de terça-feira.
O IPMA prevê uma mudança do estado do tempo no continente nos próximos dias, com chuva forte e descida acentuada das temperaturas, em especial na terça e na quarta-feira.
Depois de, na semana passada, Portugal Continental ter registado temperaturas muito elevadas, tendo sido terça-feira, dia 6, o mais quente do ano, o IPMA prevê que "as temperaturas vão descer para valores que não vão ultrapassar, no máximo dos máximos, 22/23 graus".
Segundo a página oficial do IPMA na Internet, o 'aviso amarelo' é o primeiro (mais fraco) de três avisos (sendo o vermelho o mais forte), sendo acionado em Portugal Continental, no caso da precipitação, para previsões de chuva/aguaceiros entre 10 a 20 milímetros, numa hora, e 30 a 40 milímetros, em seis horas.