Nos primeiros seis meses deste ano, as reclamações de utentes contra hospitais e clínicas do sector privado já ultrapassaram o total de queixas de 2007. A Entidade Reguladora da Saúde detectou também 204 infracções em mais de mil acções de fiscalização.
Corpo do artigo
Os dados divulgados pelo jornal Diário de Notícias dão conta do crescente número de reclamações dos utentes sobre os cuidados prestados no sector privado.
Até Junho chegaram à Entidade Reguladora da Saúde (ERS) mais de 130 reclamações.
Álvaro Almeida, presidente da ERS, admite mesmo ao DN que só no primeiro semestre deste ano já houve mais reclamações do que em todo o ano de 2007.
A causa mais frequente está relacionada com os atrasos no atendimento, mas são as deficiências nas instalações e na prestação de serviços que dão origem a diversas inspecções.
A ERS desenvolveu fiscalizações no sector privado em todo o território nacional. Na região de Lisboa e Vale do Tejo registou-se o maior número de infracções cerca de 35 por cento.
Só nos primeiros seis meses do ano foram detectadas 204 infracções em mais de mil acções de fiscalização e 132 deram origem a processos de contra-ordenação.
A falta de livro de reclamações ou a não afixação das tabelas de preços ou em locais pouco visíveis são algumas das irregularidades encontradas com mais frequência.